Anticoncepcional Diane engorda?

O Diane 35 é um dos mais conhecidos e usados anticoncepcionais do Brasil. O seu lançamento no país aconteceu nos anos 90 e até hoje ele continua sendo muito recomendado pelos ginecologistas para mulheres de todas as idades. Porém algumas perguntas continuam sendo feitas, principalmente por mulheres que acabaram de iniciar suas vidas sexuais e o consideraram como opção de prevenção da gravidez.

Você também tem dúvidas como: o Diane 35 engorda? Qual seu preço? Como tomar? Então leia nosso artigo para saber todas as informações da bula desse remédio e a melhor maneira de usá-lo.

Anticoncepcional Diante 35 engorda?

O que ocorre na maioria das vezes é que as mulheres que já são pré-dispostas a ter o problema de retenção de líquidos, ao tomar o Diane anticoncepcional acabam percebendo algum tipo de inchaço, e é justamente ele que faz com que haja uma sensação de aumento do peso, sendo necessário que o próprio organismo se adapte ao novo medicamento, e esse processo de adaptação pode durar de dois a três meses, sendo que há casos em que esse inchaço acaba durando por um período mais longo.

Vale lembrar que o contrário também acontece, algumas mulheres já relataram que perderam peso ao usar o Diane anticoncepcional, e assim como ele pode potencializar o problema de retenção de líquido, ele poderá influenciar em outro ponto importante, e para saber exatamente tudo o que ocorre no corpo, é sempre recomendado procurar um ginecologista.

As respostas para esses questionamentos costumam variar de mulher para mulher, pois o organismo de cada pessoa costuma reagir de maneira diferente, visto que cada pessoa possui características próprias.

Um exemplo disso é que muitas mulheres que passaram a usar o Diane anticoncepcional perceberam que tiveram um aumento de peso com o tempo, já em outros casos, muitas disseram que não sentiram nenhum aumento significativo, sendo que muitas vezes ele é tomado inclusive por aquelas que estão acima do peso.

O certo é que na bula do medicamento nada se fala em aumentar ou perder peso como uma reação adversa, logo, se houver ganho ou perda de peso, é bem possível que esteja relacionado ao metabolismo de cada mulher, ou até mesmo a outros problemas considerados mais sérios.

Anticoncepcional Diane 35 composição

Cada drágea contém:

Acetato de ciproterona2,0mg
Etinilestradiol0,035mg

Excipientes: lactose, amido, povidona, talco, estearato de magnésio, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, dióxido de titânio, glicerol, cera montanglicol, pigmentos de óxido de ferro amarelo e vermelho.

Anticoncepcional Diane 35 como tomar

Muitas mulheres ainda possuem sobre qual é a maneira certa de tomar o Diane 35, mas essa informação pode ser conferida na própria bula do medicamento.

Anticoncepcional Diane 35

A bula auxilia que a forma correta de tomar o é diariamente desde o primeiro dia da menstruação. A cartela é composta por 21 comprimidos e deve ser tomada até o final, sem interrupções e de preferência no mesmo horário. Assim ele vai realmente fazer o efeito desejado, principalmente quem deseja prevenir contra gravidez.

Para tomar corretamente, siga o passo a passo:

  • Inicie a cartela no 1º dia da sua menstruação;
  • Tome um comprimido diariamente, acompanhado de água e sempre no mesmo horário;
  • Para facilitar o uso do contraceptivo, siga a direção das flechas na cartela, de acordo com o dia da semana;
  • Ao acabar os 21 comprimidos, faça uma pausa de 7 dias sem tomar. É durante os 7 dias que seu fluxo deverá descer;
  • No 8º dia, retorne o uso do medicamento, mesmo que ainda haja fluxo menstrual.

Veja também: Confira essas 5 coisas que acontecem se você parar de tomar anticoncepcional!

Mas atenção, é muito importante seguir essa recomendação do fabricante, pois o Diane anticoncepcional só terá os efeitos desejados se ela realmente for seguida à risca. O que ocorre muitas vezes é que muitas mulheres acabam suspendendo o seu uso ou esquecendo algum dia, sem nenhum tipo de recomendação médica e acabam engravidando.

Pra que serve o Diane 35?

Diane 35 é utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos na mulher, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP).

Para o tratamento da acne, Diane 35 deve ser usado quando terapia tópica ou tratamentos com antibióticos sistêmicos não forem considerados adequados.

Embora o medicamento Diane 35 também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes descritas.

Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Diane 35 não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.

Esqueci de tomar o anticoncepcional, e agora?

Caso você tenha se esquecido de ingerir um comprimido e tenha mantido relações sexuais, não se preocupe.

Se você esqueceu de tomar no horário certo, mas tomou assim que se lembrou e ainda não se passaram 12 horas do horário habitual que você o ingere todos os dias, a eficácia do remédio se mantém. Nesse caso não há risco de gravidez.

Porém, caso você tenha esquecido e só se lembrou de tomar após 12 horas do horário em que costuma ingerir, a eficácia da pílula pode diminuir, dependendo do período em que você esqueceu. Por exemplo:

  • Esquecimento na primeira semana da cartela: Há risco de gravidez caso tenha havido relações desprotegidas. É indicado fazer uso de outros métodos contraceptivos nos próximos dias. Os comprimidos continuam a ser tomados no horário habitual.
  • Esquecimento na segunda semana: Nesse caso como você já está com os componentes do medicamento agindo no corpo há mais tempo, não há risco de gravidez mesmo com relações desprotegidas. Mas é importante que se tome a pílula assim que se lembrar e não a esqueça novamente.
  • Esquecimento na terceira semana: Também não há risco de engravidar pelo fato do medicamento já estar agindo no seu corpo, mas para garantir, é ideal fazer a pausa dos 7 dias para observar se a menstruação irá descer.

No caso da paciente que esqueceu de tomar as drágeas mais de uma vez no mês, o efeito do anticoncepcional fica bastante reduzido e é fundamental não ter relações sexuais quando isso ocorrer para não ter risco de gravidez.

Leia também!

Deixe um comentário