Anticoncepcional engorda? Verdade ou mito

Uma coisa é certa sobre o uso de anticoncepcionais: há muitos mitos envolvidos nesse assunto! Por isso, trouxemos os mitos e verdades mais comuns sobre este método contraceptivo para você não ficar com dúvidas desnecessárias, inclusive sobre a maior delas, que é: anticoncepcional engorda?

Veja a seguir as respostas para suas dúvidas!

Pílula anticoncepcional tira o tesão

Há controvérsias. Segundo a ginecologista Cristina Carneiro, “Não há diferença na qualidade e no número de orgasmos de quem usa a pílula em comparação com quem não usa”. “Mas as mulheres que tomam pílula sentem-se menos atraídas por seus parceiros”, explica.

Já a ginecologista Rosa Maria Neme, argumenta que toda pílula anticoncepcional diminui, sim, a libido. “Isso acontece pois o uso da pílula aumenta a produção de uma proteína que faz com que a testosterona que circula no sangue diminua”, justifica.

Pílula anticoncepcional engorda

Mito! Segundo a ginecologista Flávia Fairbanks, a pílula não engorda diretamente, mas pode, sim, aumentar o desejo por carboidratos e favorecer a retenção de líquidos.

Anticoncepcional engorda

Uma alternativa, de acordo com a especialista, é trocar a combinação do anticoncepcional: “Existem pílulas com progesteronas específicas que diminuem a retenção”, diz.

Anticoncepcional causa trombose

A dica é antes de escolher uma pílula, a ginecologista deve avaliar o histórico familiar da paciente para saber se ela tem uma certa tendência a ter problemas de trombose.

Além disso, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mulheres que usam anticoncepcionais compostos por drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.

Então já sabe, né? Nada de escolher a medicação sozinha! Consulte sua ginecologista para escolher a melhor opção e reduzir os riscos.

Antibiótico corta efeito do Anticoncepcional

Verdade! A combinação de antibiótico e pílula pode cortar ou reduzir o efeito do anticoncepcional. Por isso, fique esperta e não deixe de usar camisinha durante o sexo quando estiver tomando esse tipo de remédio.

Para saber mais sobre o assunto, leia: Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Anticoncepcional melhora a pele

Verdade! Segundo especialistas, os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele, a acne e até a grande quantidade de pelos, devido ao controle dos níveis de hormônios androgênios (masculinos), como é o caso de mulheres que possuem ovários policísticos.

Pílula Anticoncepcional dá celulite

Verdade! A retenção de líquidos (causada pela pílula) em mulheres com tendência a ter celulite (normalmente com sensibilidade ao estrogênio), somada à má alimentação e sedentarismo pode aumentar as chances de ter celulites, sim, segundo a médica. Para melhorar esse quadro, a dica é mudar alguns hábitos alimentares, beber bastante água e praticar algum tipo de exercício.

E aí, tirou suas dúvidas sobre a pílula anticoncepcional e sobre os principais mitos e verdades relacionados a ela? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

Leia também!

Deixe um comentário