Confira essas 5 coisas que acontecem se você parar de tomar anticoncepcional!

Se você está pensando em ter um bebê, provavelmente você já decidiu que vai parar de tomar anticoncepcional. Porém, esse não é o único motivo que uma mulher pode ter para decidir suspender o uso das pílulas, adesivos, injeções ou mesmo do Mirena.

Caso você apresente fatores de risco para varizes, trombose e doenças cardiovasculares, parar de usar o anticoncepcional pode ser até mesmo uma necessidade para preservar a sua vida.

Porém, para outras mulheres, o motivo vai desde uma inadaptação ao método até a simples vontade de voltar a ter seu organismo livre de hormônios sintéticos, seguindo uma linha mais natural.

Seja qual for o seu motivo para parar de usar métodos contraceptivos hormonais, é necessário conhecer algumas coisas que acontecem com o seu corpo depois dessa decisão:

1. Você vai passar por um período de menstruação irregular

Com o uso dos hormônios, os ovários ficam meio de lado, sem precisar trabalhar para cumprir todo o nosso ciclo. Justamente por isso, pode levar algum tempo para que eles voltem a funcionar normalmente, de forma que a menstruação passa a apresentar irregularidades.

Em geral, o ciclo se regulariza em torno de seis meses, embora algumas mulheres apresentem um ciclo normalizado já no mês seguinte à interrupção do anticoncepcional.

Ainda, pode ser que você fique até três meses sem menstruar enquanto que os ovários não “despertam”. Por isso, é importante ter o acompanhamento do ginecologista.

2. As cólicas e a TPM podem voltar

Se você sofria com cólicas muito fortes e TPM antes de tomar anticoncepcional, saiba que é bem possível que esses desconfortos voltem depois de suspender seu uso. Isso acontece porque, sem a pílula e outros métodos, nosso organismo volta a apresentar oscilações hormonais – algo natural, mas que causa esses incômodos.

Entretanto, se você nunca teve cólicas nem costumava ficar triste, irritada ou sonolenta antes do período menstrual, dificilmente a interrupção do uso dos hormônios vai fazer com que esses incômodos apareçam.

parar de tomar anticoncepcional  Confira essas 5 coisas que acontecem se você parar de tomar anticoncepcional! parar de tomar anticoncepcional 7

3. O fluxo menstrual aumenta

Quando usamos um anticoncepcional, podemos até sangrar todos os meses, mas não se trata de uma menstruação verdadeira, pois não há a preparação do útero para o recebimento de um possível bebê.

Dessa forma, ao suspender os contraceptivos hormonais, o endométrio volta a se formar, revestindo o útero para deixá-lo superconfortável caso um embrião apareça por lá. Assim, quando não acontece uma gravidez, o fluxo menstrual fica mais intenso e pode durar mais tempo.

4. Você vai ter mais secreções vaginais

Quando usamos anticoncepcionais e não temos nenhum problema na região genital, não costumamos apresentar secreções íntimas entre as menstruações. Porém, ao suspendê-los, é normal passar a perceber um muco viscoso na metade do ciclo, indicando que você está no período fértil.

Pode haver também um aumento na secreção natural do dia a dia e nas relações íntimas, resultado do aumento da produção de estrogênio pelo organismo.

5. Você vai ficar com a libido nas alturas

Diversos tipos de anticoncepcional reduzem ou bloqueiam a produção da testosterona, conhecida por ser o hormônio masculino, mas que também existe em pequenas quantidades no organismo da mulher.

E você sabe o que acontece quando a testosterona aumenta? Isso mesmo, o interesse pelo sexo também cresce! Claro que isso varia de mulher para mulher, mas, em geral, elas relatam uma melhora na libido quando param de usar a pílula e outros métodos hormonais.

Leia também!

Deixe um comentário