É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Mito ou verdade? Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem toma esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar.

Claro que pessoas que tomam religiosamente em dia e em condições normais uma mulher não iria engravidar com anticoncepcional. Porém nenhum método anticoncepcional é 100% seguro, em algumas vezes o índice de 98% não é o bastante, mas no geral eles são bem seguros.

Mas para que uma mulher possa engravidar tomando anticoncepcional, são necessários alguns fatores externos e um tanto incomuns naquele ciclo especificamente. Então se você se previne para não engravidar tomando anticoncepcional, fique de olho nas dicas a seguir.

Principais causas que podem ocorrer da mulher engravidar

Os fatores que podem levar uma gravidez mesmo com uso de anticoncepcional são diversos porém os mais comuns são:

  • Troca de Anticoncepcional
  • Esquecimento da pílula
  • Uso de antibióticos
  • Diarreia ou vômitos em até 4 horas de tomar a pílula
  • Pílula ou dosagem inadequada da pílula

Fatores que ajudam a engravidar tomando anticoncepcional

A troca do anticoncepcional pode proporcionar a gravidez quando a mulher passa a tomar um novo medicamento com outro principio ativo de ação, ou seja, se ela tomava um medicamento a base de estrogênio e passa a tomar um a base de progesterona pode haver uma demora na adaptação do corpo ao novo medicamento e assim fazer abrir uma janela fértil e a mulher engravidar tomando anticoncepcional mesmo que tomado em dia e hora correta.

Outro fator da gravidez durante o uso do anticoncepcional é o famoso “esqueci a pílula”. Esquecer a pílula é normal pode acontecer, porém se a mulher é mais esquecida com a medicação, o melhor seria optar por uma outra forma de contracepção, ou mesmo o anticoncepcional injetável.

Leia também: Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Leia também!

Deixe um comentário