Entenda cada etapa do ciclo menstrual

Quando a gente conhece nosso ciclo menstrual, fica muito mais fácil entender o que estamos sentindo em cada período do mês como, por exemplo, porque estamos mais cansadas ou mudando de humor repentinamente.

Além disso, também nos ajuda a saber quando é o período fértil e o dia certo em que a menstruação vai chegar. Para ajudar a aprender mais sobre o seu, o Só Delas conversou com o ginecologista Vamberto Maia Filho, que explicou cada fase do ciclo. Confira!

Quais são as etapas do ciclo menstrual?

Segundo o ginecologista Vamberto Maia Filho, o ciclo menstrual inicia-se por volta dos 12 anos, quando a acontece, geralmente, a primeira menstruação (menarca) e acaba mais ou menos aos 50 anos, quando ela cessa e ocorre a menopausa. Em mulheres sem problemas ovulatórios, ele costuma durar 28 dias (alguns duram de 25 a 35) e é dividido em 3 fases, que comandam a atividade hormonal. Vem conhecer quais são elas:

  • Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12-14 dias;
  • Fase ovulatória: é o período fértil, que costuma durar por volta de 6 dias e acontece, em um ciclo de 28 dias, normalmente no 14° dia;
  • Fase lútea: há uma grande produção de progesterona para auxiliar a fixação do embrião, durando, em média, 14 dias. Esta é a fase mais constante do ciclo menstrual e é a que ocorre a TPM.
Calendário ciclo menstrual. Imagem: Google

Quais são os sintomas de cada etapa durante os 28 dias do ciclo?

Por conta da grande oscilação de hormônios, a gente acaba experimentando uma alternância de humores ao longo do ciclo menstrual. Na fase folicular, por exemplo, quando a taxa de estrogênio está baixa e acontece a contração do útero, normalmente sentimos mais cólica. “Conforme acontece o recrutamento folicular, o estrogênio começa a subir e nosso humor e libido vão melhorando”, diz o médico.

Já na fase ovulatória, quando testosterona e estrogênios estão em níveis altos, quer dizer que estamos no período fértil. Então, prepare-se para ficar mais animada e com a libido a todo vapor! É muito comum, também, você ouvir nessa época que está com um “brilho” especial.

Na etapa lútea do seu ciclo, a progesterona entra em ação. Aí, os sentimentos ficam mais intensos e você fica mais cansada e sem disposição para atividades. “Mudanças físicas ficam nítidas, como inchaço, acne e oleosidade da pele, além da libido diminuir”, lembrou o ginecologista. É, agora sua TPM chegou e o ciclo vai começar novamente!

Por: Dr. Vamberto Maia Filho – Ginecologista

Leia também!

Deixe um comentário