Está na menopausa? Veja esses 10 alimentos ricos em estrogênio

Ter uma alimentação saudável e balanceada é muito importante, principalmente para mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, causados pela baixa produção hormonal deste período.

O estrogênio, por sua vez, é um dos principais hormônios que sofrem queda durante essa fase, assim como o progesterona. Sendo assim, encontrar alimentos que ajudem a repor os níveis hormonais naturalmente, é uma forma saudável e segura de lidar com os desconfortos da menopausa.

Se você também procura por soluções naturais para adicionar na sua dieta e combater os males da menopausa, não deixe de ler este conteúdo.

Estrogênio e menopausa

A menopausa é um período marcado por muitas mudanças. Se você é mulher, certamente sabe do que estou falando ou saberá em algum momento da vida, já que todas nós passaremos por isso.

Nesta fase, a queda na produção hormonal é a principal causa de uma série de sintomas. E o estrogênio, ou melhor, a falta dele, é um dos responsáveis pelas mudanças que acontecem neste período.

A carência de estrogênio auxilia na manifestação de sintomas como:

  • calorões;
  • dificuldade para dormir;
  • ganho de peso;
  • problemas de memória e concentração;
  • alterações de humor;
  • falta de lubrificação vaginal e perda de líbido;
  • cansaço constante;
  • fragilidade das unhas;
  • quedas de cabelo;
  • dores de cabeça;
  • entre outros.

Estes sintomas são muito conhecidos pelas mulheres que passam pela menopausa. Mas, como amenizá-los de maneira natural? A resposta é bem simples: através da alimentação.*

*Apostar em uma suplementação também pode ser muito benéfico e necessário.

Alimentos ricos em estrogênio: alívio natural dos sintomas da menopausa

Você já imaginou que poderia ser tão fácil e gostoso equilibrar seus níveis hormonais e combater os sintomas da menopausa? A resposta nunca foi tão simples. É através da alimentação que você poderá contribuir e muito para sua saúde e qualidade de vida durante esta fase.

Confira abaixo 10 alimentos ricos em estrogênio, que te ajudarão a ter uma menopausa mais tranquila e saudável.

1. Soja

Quando o assunto são alimentos ricos em estrogênio, não há como não falar da soja. Ela é um dos mais indicados para mulheres na menopausa e também durante a TPM. O grande benefício da soja é que ela é rica em isoflavona, que ajuda a tratar naturalmente os calorões, insônia e demais sintomas desta fase.

2. Tofu

O tofu é um alimento derivado da soja, muito utilizado por vegetarianos. Ele também é um fitoestrógeno, que pode ajudar a equilibrar seus níveis hormonais naturalmente.

3. Linhaça

Além de ser rica em estrogênio, a linhaça é um dos alimentos mais completos para a saúde da mulher, promovendo uma série de melhorias para a saúde do corpo, cabelos, pele e mente.

Para adquirir os benefícios da linhaça, tanto para sua saúde em geral, quanto para equilibrar seus níveis hormonais, você pode optar tanto pela marrom quanto pela dourada, incorporando-as em sua alimentação.

4. Frutas secas

Frutas secas como ameixas e damascos são fontes ricas de estrogênio, além de serem opções saudáveis para inserir na sua dieta.

5. Azeitonas

As azeitonas (e o azeite de oliva), também são fitoestrógenos, auxiliando na saúde das unhas, pele, cabelos e outros.

6. Alho

O alho, muito utilizado para temperar comidas e saladas, também é um alimento rico em estrogênio. Para utilizá-lo, basta começar a inseri-lo no preparo de suas comidas.

7. Nozes

Nozes e demais oleaginosas como castanhas e amêndoas também são exemplos de alimentos ricos em estrogênio, que ajudam a regular os níveis hormonais.

8. Feijão

Os grãos de feijão, além de serem ricas fontes de fibras, ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio no organismo.

9. Pão multi-grãos

Pães feitos com cereais, como centeio, aveia, trigo e cevada, são ótimas fontes de estrogênio, além de serem saudáveis e ótimas opções para uma dieta equilibrada.

10. Gergelim

O gergelim é outro grão rico em estrogênio, além de ser rico em fibras e minerais. Você pode adicioná-lo a uma série de pratos, fazendo diferentes combinações.

Agora que você já tem uma lista com alguns alimentos ricos em estrogênio, está na hora de começar a cuidar da sua alimentação e ter hábitos de vida mais saudáveis, como a prática regular de atividades físicas. Só assim você começará a notar mudanças reais na sua vida e no alívio dos sintomas da menopausa!

Leia também!

Deixe um comentário