Quanto tempo dura a menopausa

Mesmo que você esteja longe desse período, ou até mesmo começou a sentir os sintomas há pouco tempo, é muito provável que esteja se perguntando: quanto tempo dura a menopausa? Infelizmente é muito comum começarmos a sofrer com isso mesmo antes da sua chegada.

A menopausa é uma palavra muito forte, e que costuma amedrontar boa parte das mulheres acima dos 40 anos. Primeiramente porque ela é carregada de sensações ruins.

Segundo, que muitas pessoas ainda fazem confusão sobre o que ela é de fato.  Os sintomas dessa fase são verdadeiramente perturbadores, e nenhum homem na terra vai um dia conseguir entender o que eles fazem conosco.

Contudo, vamos entender melhor o que acontece conosco antes da menopausa, durante e após. No final deste conteúdo vou apresentar uma solução que acaba de vez com os fogachos, e está acessível para qualquer mulher.

Até quando acontece a menstruação?

Menstruação. Imagem: Área de Mulher

Vou te explicar rapidamente alguns pontos importantes sobre a menstruação, pois ela está diretamente relacionada com o tempo da menopausa. Muita coisa talvez não será novidade, mesmo assim é importante ressaltar, pois dessa maneira iremos ligar todos os pontos.

Mensalmente nosso organismo, a parte reprodutora dele, repete uma série de eventos que chamamos de menstruação. Podemos subdividi-los nos ciclos menstruais, que são 4 bem distintos.

O início da menstruação se dá no primeiro vestígio de sangue. Ele vem da parte interna do nosso útero, passando pelo colo e seguindo pela vagina até ser expelido naturalmente. A duração pode ser em média de 4 a 5 dias. Claro, respeitando a individualidade de cada pessoa isso pode variar.

A segunda fase é quando nosso corpo está se preparando para uma gravidez. Assim o útero começa a engrossar por causa do estrogênio, que faz isso para preparar o terreno para o óvulo, quando ele estiver fecundado. É nessa parte que os folículos do ovário começam a ser liberados, contendo um óvulo cada.

Já na penúltima etapa, chamada de fase ovulatória, um outro hormônio luteinizante começa a atuar no organismo. Ele faz com que esses folículos se rompam e liberem um óvulo maduro. Assim ele segue caminho até o útero.

Por fim, nosso corpo começa a produção de mais estrogênio e progesterona. Esse segundo atua para preparar a camada interna do útero a receber o óvulo fecundado. Caso ele não esteja fecundado, o que significa que você não irá engravidar, ele será expelido.

Quanto tempo dura a menopausa?

Todo aquele ciclo explicado anteriormente acontece a primeira vez por volta dos 12 anos, e pode chegar até próximo dos 50 anos. Quando a menstruação cessa naturalmente, e não ocorre em um período de doze meses, significa que entremos na menopausa.

Entrar na menopausa significa que a nossa fábrica de bebês fechou, e nesse período pode ser que surjam algumas complicações. Como o nosso corpo trabalha regulado por hormônios, entrar nessa fase mostra que a nossa produção hormonal irá cair drasticamente. Assim, fazendo com que algumas mulheres necessitem de tratamentos com reposição hormonal.

Entretanto, quando se pergunta quanto tempo dura a menopausa, refere-se aos sintomas que ela apresenta. Geralmente são alterações de humor, fogachos, queda de cabelo, enfraquecimento dos ossos, entre outros, que podem durar por muitos anos. A menopausa não é uma fase, ela é um marco. Assim pode-se dizer que ela significa o cessar definitivo da menstruação.

O que de fato nós sentimos, são os efeitos do climatério, e vou explicar no próximo parágrafo.

Quanto tempo dura o climatério?

Mulher sorrindo. Imagem: Tudo sobre menopausa

A resposta para saber quanto tempo dura a menopausa é entender sobre o climatério. Ele é o período onde as mudanças hormonais começam, e ele precede a menopausa. Nessa fase a produção de dos hormônios sexuais está desregulada, tendendo já para uma crescente diminuição.

Neste período começam os principais e mais incômodos sintomas, como as mudanças no humor, sudorese noturna e os fogachos. Assim, pode-se dizer que o climatério dura em média de 2 a 5 anos, podendo até mesmo se estender após a menopausa.

É nesse período que você fica mais vulnerável, tanto fisicamente quanto psicologicamente. As alterações são muito bruscas e cada mulher reage de uma forma. Assim algumas tender a ficar mais sensíveis emocionalmente, mais agressivas, e outras tendem até mesmo à depressão.

Quanto tempo dura o fogacho?

Essa é uma das piores sensações que sentimos em todo esse período turbulento. Geralmente ela marca a chegada do climatério, pois é impossível não se sentir incomodada com essas ondas de calor. Em média costuma durar de 2 a 5 anos, infelizmente. Existem ainda mulheres que após sessar o ciclo menstrual ainda apresentam essas ondas de calor.

Leia também!

Deixe um comentário