Tudo sobre anticoncepcional Selene

anticoncepcional Selene é um dos mais usados no Brasil pelas mulheres que querem impedir a gravidez. Além dessa finalidade, esse medicamento também tem como função auxiliar no tratamento da acne, oleosidade no couro cabeludo e excesso de pelos.

Porém, apesar dos inúmeros benefícios que apresenta, também é preciso se atentar aos possíveis efeitos colaterais antes de iniciar o uso desse contraceptivo, assim como deve ser feito com o uso de qualquer medicamento.

Veja como funciona o anticoncepcional Selene, quais são as suas vantagens, contraindicações, como tomar de forma correta e outras importantes informações.

Como funciona o Anticoncepcional Selene?

O uso principal é como método contraceptivo. O medicamento via oral é composto por dois hormônios femininos o estrogênio e a progesterona, ambos atuam no sistema reprodutivo da mulher e provocam alterações químicas para impedir a fecundação após relações sexuais.

Naturalmente, toda mulher que já teve sua primeira menstruação e ainda não chegou na menopausa ovula todos os meses. Durante esse pequeno período mensal de fertilidade, o ovário libera um óvulo para ser fecundado pelo espermatozoide durante uma possível relação sexual.

Quando o óvulo é fecundado, ele permanece na parede do útero recebendo nutrientes da mãe, para que possa crescer e se tornar um feto. É o início da gestação.

Os hormônios presentes no Selene e todos os seus efeitos no organismo não permitem que o ovulo seja liberado pelo ovário, ou seja, a mulher não ovula e, portanto, a gravidez se torna impossível. Além disso, ele pode provocar uma leve alteração no muco cervical e assim impedir que o espermatozoide chegue até o óvulo.

A indicação desse anticoncepcional para acne excessiva e tratamento da seborreia se dá pelo fato de que os comprimidos também possuem ciproterona, um inibidor de hormônios capaz de diminuir consideravelmente a oleosidade produzida em excesso pelas glândulas sebáceas do corpo.

O anticoncepcional Selene é indicado pelos médicos para:

• Prevenção de gravidez;
• Acne;
• Alopécia androgênica;
• Seborreia;
• Síndrome de ovários policísticos;
• Problemas menstruais;
• Hirsutismo;
• Distúrbios hormonais.

Para que serve o anticoncepcional Selene?

O anticoncepcional Selene é um medicamento via oral que tem como objetivo evitar a ocorrência de uma gravidez. Isso é possível por conta da sua composição, que contém hormônios femininos que causam alterações no sistema reprodutivo da mulher, o que evita que aconteça a fecundação.

Os hormônios presentes nas pílulas agem quimicamente de forma a impedir a liberação do óvulo. Com a falta da ovulação, não é possível que a mulher engravide. Além disso, o seu uso promove uma mudança no muco cervical, o que impossibilita a chegada do espermatozoide ao óvulo.

Veja também: Injeção anticoncepcional engorda?

Além do seu uso contraceptivo, ele também é indicado para tratar doenças que têm relação com os hormônios andrógenos que são produzidos pelo organismo da mulher, eliminando assim o excesso de pelos.

Composição do Selene

Cada comprimido presente na cartela do anticoncepcional Selene contém como substâncias ativas o etinilestradiol (0,035 mg) e acetato de ciproterona (2,0 mg).

Ele também apresenta em sua composição o amido, estearato de magnésio, povidona, croscarmelose sódica, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, lactose, goma laca, talco, macrogol, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.

Como tomar?

O uso do Selene deve se iniciar no primeiro dia de menstruação, a quantidade correta é de um comprimido por dia, até o término da cartela. Seguindo essa regra o Selene será tomado durante 21 dias seguidos, já que cada cartela contém 21 comprimidos. Após esse período de medicação é necessário fazer uma pausa de sete dias, para só então iniciar o uso do anticoncepcional novamente.

Para que ele seja realmente eficiente é preciso que o ciclo de 21 dias não seja interrompido. Em caso de esquecimento, o melhor a fazer é utilizar o preservativo de látex feminino ou masculino para prevenir a gravidez até a próxima menstruação, depois, basta iniciar o ciclo como de costume.

Efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

Selene poderá causar vários efeitos colaterais que variam de mulher para mulher. Os mais comuns são:

  • Alterações de humor;
  • Dores de cabeça;
  • Inchaço;
  • Aumento do peso;
  • Má digestão.

Não é recomendado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, que possuam problemas hepáticos, que tenham sangramento vaginal não diagnosticado, histórico de enxaquecas, entre diversos outros.

O ideal é consultar um médico especializado na área antes de iniciar a utilização, isso evitara futuros problemas, no momento da consulta você deve mencionar todos os seus problemas de saúde.

anticoncepcional selene  Tudo sobre anticoncepcional Selene selene 32259 l

Contraindicações do Selene

Esse medicamento não deve ser utilizado quando existir a suspeita de gravidez ou quando a mulher está amamentando. Pessoas que são alérgicas a algum componente da fórmula também não devem fazer o uso do anticoncepcional Selene.

Outros casos onde ele não é indicado são mostrados a seguir:

  • Trombose
  • Diabetes
  • Problemas de coagulação do sangue
  • Sangramento vaginal não identificado
  • Fortes enxaquecas
  • Icterícia;
  • Doença cardíaca, no fígado ou nos rins.

Como o uso de Selene ou de qualquer outro anticoncepcional possui contraindicações, o recomendado é consultar um especialista antes de começar a tomar. Isso permite saber se a sua ingestão é indicada sem trazer riscos para a saúde.

É importante também ressaltar que o uso desse contraceptivo não protege contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Veja também: 9 métodos contraceptivos: vantagens e desvantagens

Anticoncepcional Selene é seguro?

Quando o consumo do Selene é feito de forma correta, a eficácia desse medicamento é de quase 100% em relação à prevenção de uma gravidez indesejada. Isso porque não é possível afirmar que nenhum anticoncepcional seja considerado totalmente seguro.

Se acontecer de ingerir uma quantidade acima da que é indicada na bula, é possível que ocorra sensação de enjoo, vômito e, em algumas mulheres, um sangramento vaginal.

Caso isso aconteça, é preciso buscar socorro médico imediatamente, levando a bula ou embalagem do anticoncepcional. Porém, na maioria dos casos, não foi observado nenhum efeito nocivo em mulheres que consumiram várias pílulas de uma vez.

Anticoncepcional Selene engorda ou emagrece?

Uma das maiores preocupações em relação ao uso de anticoncepcionais é se ele faz com que a usuária engorde. O uso de Selene não causa o ganho de peso, mas há alguns casos onde a mulher pode sofrer um inchaço por conta do acúmulo de líquidos, o que resulta na sensação de aumento de peso.

Caso aconteça de se sentir inchada, pode ser porque o corpo está se habituando ao medicamento, o que geralmente acontece no primeiro trimestre de uso. Porém, se essa sensação persistir mesmo depois de encerrar a terceira cartela, o recomendado é informar ao ginecologista, para que então seja feita a mudança da medicação para outro anticoncepcional mais compatível ao seu organismo.

O mesmo pode acontecer em relação ao emagrecimento. Como cada organismo reage de maneira diferente aos componentes presentes nas pílulas, também é possível que ele acabe causando a perda de peso. Por esse motivo, o uso de Selene pode não ser recomendado para mulheres que se encontram muito abaixo do seu peso ideal.

Também vale lembrar que os anticoncepcionais não devem ser usados com o objetivo de emagrecimento, já que a perda de peso ideal deve ser feita de forma saudável, com base em uma alimentação balanceada e atividades físicas.

Posso engravidar tomando anticoncepcional Selene? Quais as chances?

A correta utilização do anticoncepcional Selene faz com que as chances de uma gravidez sejam mínimas, apenas 1%. Porém, para que o seu uso seja eficaz, é fundamental seguir as recomendações da bula, tomando sempre as pílulas na mesma hora.

Como alguns medicamentos podem interferir na sua eficácia, é preciso se informar com o médico a respeito de possíveis interações medicamentais. Além disso, no caso de a mulher vomitar em até 3 horas de tomar a pílula ou ter uma forte diarreia nesse período, o recomendado é usar outro tipo de método anticoncepcional.

Selene altera o humor?

Existe a possibilidade de a mulher ter alterações de humor por conta do uso de Selene. Isso ocorre devido à quantidade de hormônios presentes nos comprimidos, que podem causar esse efeito em algumas mulheres, pois afetam o equilíbrio natural do organismo.

Além disso, estudos indicam que o uso de anticoncepcional pode aumentar as chances de desenvolver depressão.

Esqueci de tomar um comprimido, o que fazer?

Se o esquecimento for de menos de 12 horas do horário de costume, a mulher deve tomar a pílula que foi esquecida e em seguida ingerir a próxima no horário habitual. Dessa forma, a proteção será mantida sem nenhum problema.

Porém, se o esquecimento ocorreu a mais de 12 horas, deve-se seguir os seguintes passos, de acordo com a semana em que esqueceu de tomar a pílula:

  • 1ª semana: Tomar imediatamente a pílula que foi esquecida e continuar tomando o restante da cartela no horário de costume. Nesse caso, o uso de camisinha é necessário durante 7 dias.
  • 2ª semana: A pílula deve ser tomada de imediato e o tratamento segue normalmente, sem haver a necessidade de usar outro método contraceptivo.
  • 3ª semana: Uma das opções é tomar a pílula esquecida de imediato e seguir com a cartela normalmente, mas sem fazer pausa com a próxima cartela. Outra opção é abandonar a cartela atual, aguardar 7 dias e iniciar uma nova. Seguindo esses passos, não é preciso usar outro método contraceptivo.

Leia também!

Deixe um comentário